Evangelho – 20/12/2012

“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu:“O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.” (Lc. 1,26-38).

Caríssimos, devemos repetir como e com Maria: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!”.

Este evangelho é extraordinário e abre a possibilidade do nosso retorno a Vida plena. Com seu “sim”, Maria devolve a humanidade a possibilidade de salvação e grande alegria.

Deus envia Seu filho para nos devolver o paraíso perdido, devolver a graça e nos fazer participes da mesma vida divina que habita no seio da Trindade.

Façamos como Maria e digamos o nosso “sim”. Um sim totalitário, um sim categórico, um sim definitivo.

Veremos abrir-se o plano de Deus sobre nós, nossa comunidade e nossa história.

Façamos isso com a coragem de quem acredita e sigamos o conselho do anjo: “não tenhas medo”. Muitas vezes na vivência radical do evangelho vem o medo de assumir tudo que nos pede Jesus. Outras vezes nos sentimos tão pecadores e achamos não ser capazes. Tiremos do nosso coração tudo isso e digamos sim com decisão.

Acolhamos em nós a vontade de Deus e, seja ela qual for, digamos “sim”. Peçamos ajuda a Maria que tão bem soube assumir o projeto do Pai e deu o Salvador, o Emanuel ao mundo. Podemos fazer o mesmo espiritualmente: dar Jesus ao mundo. O fazemos se amamos como Ele, pois a Luz de Cristo se acende, quando se ama.

Luca

Confraternização de Natal

 

Dia 20 de Dezembro, próxima quinta-feira, realizaremos a nossa Confraternização de Natal. Iniciaremos com a celebração da Santa Missa e encerraremos com um jantar para os membros da comunidade e suas famílias.

O evento será às 19:30h, na sede da CNBB-Nordeste, na Rua Dom Bosco, bairro da Boa Vista.

Reuniões dos Grupos

Para crescimento espiritual, ajuda mútua e formação cristã. Nos reunimos quinzenalmente em pequenos grupos. Cada grupo tem um responsável e buscam viver o Carisma de mar como Jesus crescendo como uma família espiritual. Cada grupo tem seu nome especifico: Luz do Mundo, Luz dos doze apóstolos, Luz da Sabedoria,  Luz da Concórdia, Luz da Perfeita Alegria, Luz da Fraternidade, Luz da Obediência, Luz da Perfeita Alegria, Luz do Entendimento, Luz da Caridade, Luz da Perseverança, Luz da Fidelidade, Luz da Unidade, Luz da Trindade, Luz da Divina Graça, Luz da Santidade, Luz da Aliança, Luz da Vida, Luz da Sagrada Família (casais).

Convivência

Período durante as férias em que nos reunimos para atividades de oração, lazer, jogos, partilha e acima de tudo, crescermos na amizade e unidade.

Atividades Sociais

Realizamos algumas ações sociais no desejo de estar ao lado dos mais pobres, lembrando dos prediletos de Cristo e querendo viver o amor que, direcionado aos mais carentes, é feito diretamente a Jesus, que disse: “A Mim o fizeste”.

Retiros

Desejando seguir o exemplo de Jesus que se afastava das multidões que O seguiam e retirava-se para um tempo onde pudesse entregar-se a contemplação. O santo retiro, o recolhimento e a oração tornam-se mais necessários para superarmos as forças e nos realizarmos como pessoas criadas à imagem e semelhança de Deus, nos tornar à imagem de Cristo. É num retiro que somos convidados a nos entregarmos nos braços do bondoso Deus, confiarmos a ele toda a nossa vida. O retiro é um momento rico e oportuno para renovarmos a nossa vida de oração e nossa espiritualidade.

Realizamos estes retiros sempre no Mosteiro da Escuta do Senhor, em Chã Grande e com ajuda de sacerdotes, dos monges e dos diretores espirituais da comunidade, mergulhamos numa experiência de união com Deus e entre nós.

O Circo

Encontro de evangelização para jovens, num formato dinâmico utilizando metodologia atraente. No picadeiro, acontecem espetáculos, testemunhos, oração e muitas novidades.

Testemunho de Beatriz Moraes

Nos dias de peregrinação a Comunidade pode viver um pouco do Céu. A chegada da Cruz e do Ícone, na BR, em Chã Grande, foi um momento muito profundo, fiquei imaginando: Quantos jovens já tocaram aqueles símbolos? Quantos milagres? Quantas graças? É tudo muito grande! E naquela hora, éramos nós, a Comunidade Lumen, a tocar e carregar a Cruz e o Ícone. Não conseguia parar de agradecer e pedir para que Jesus me ajudasse a ser fiel a Ele. Subindo para chegar ao Mosteiro, com o caminho todo escuro eu só queria ir mais rápido para ver e sentir mais de perto a Luz. Aos pés da Cruz, mais uma vez, eu pedia forças para ser fiel a minha vocação: Amar como Jesus.

Noite mal dormida, sem tomar banho a mais de 24hrs, o cansaço físico era grande, mas o que aconteceu? Estávamos tendo nossa alma preenchida o tempo todo e isto falou mais alto, nos dando forças para continuar, com o sorriso no rosto e o coração repleto de Amor, aquilo era um pedaço do Céu! Ver a emoção das pessoas ao tocar na Cruz, a Unidade de toda a Igreja, a alegria de Dom Dino – que em momento algum deixou transparecer o cansaço e também por isso eu sentia ‘obrigação’, se assim posso dizer, de responder com muita Caridade todos os estímulos que eles nos enviava.

No presídio, ficou claro que Maria nunca nos abandona, a presença acolhedora de mãe, trouxe graça a TODOS, até mesmo aqueles que ninguém quer ver, para Maria, assim como para Igreja, todos são filhos e irmãos. O respeito e a devoção deles foi emocionante. As selas eram pequenas para muitos, não tinha ventilação nem muita higiene e nos estávamos reclamando porque dormiríamos por 2 dias num ônibus? Fiquei com vergonha de mim mesma depois de me dar conta disto.

Beatriz Moraes.