Luiz Carlos de Almeida Ventura
LUCA
Pernambucano, nascido a 10 de maio de 1965, no município de Catende. Filho de Heleno Bernardino Ventura e Noemia de Almeida Ventura
Conheceu ainda muito jovem, o movimento dos Focolares, participando por muitos anos e de onde recebeu influência positiva do Carisma de Chiara Lubich até os dias de hoje. Durante este tempo, foi responsável por vários setores do movimento e ajudou a fundar grupo de teatro para divulgar a ideia da unidade do mundo.
Fez parte da Coordenação da Pastoral da Juventude na Diocese de Palmares e passou a visitar diversas cidades, abrindo grupos de jovens e acompanhando muitos deles.
Fez uma experiência comunitária com outros jovens que sentiam o chamado a vocação sacerdotal e posteriormente, viajou a Itália enquanto membro do movimento GEN (Movimento dos Focolares), para participar de Congressos e partilhar de experiência comunitária com diversos jovens do mundo inteiro.
Um momento marcante na futura vocação e certeza de seu contato com jovens, foi seu encontro pessoal, em 1996, com o Santo Padre João Paulo II, de onde recebeu a benção e o incentivo para “testemunhar entre os jovens o amor e a Luz de Cristo. Neste mesmo ano, pode falar pessoalmente com a fundadora dos focalares, Chiara Lubich, que ainda na sua juventude recebeu dela um nome, que o lembrasse de sua vocação no meio do mundo: Luca (Luz e Caridade).
Através deste fio de ouro que liga toda a vida cristã, foi se tecendo aquilo que haveria de nascer alguns anos depois.
Aos 25 anos casou com Roberta Lúcia Ventura e juntos foram morar num centro para tratamento de tóxicos dependentes e crianças de rua.
Atualmente moram em Recife e têm dois filhos: Maria Clara e João Víctor.
Em Recife trabalhou na CNBB no Tribunal Eclesiástico e no Colégio Damas, onde recebeu influência do carisma da Madre Agathe e encantado com a possibilidade de consagrar-se e sacrificar-se inteiramente a juventude, participou como leigo associado deste carisma e passou a viver mais de perto a espiritualidade inaciana. Neste período em contato com tantos jovens, nasceu à Comunidade Católica Lumen.
Escutando os apelos do Espírito Santo, da Igreja e o pedido de alguns jovens, fundou a Comunidade, com o desejo de amar como Jesus para ser luz. Com ajuda de Dom Bernardino Marchió (atual Bispo de Caruaru), foi se delineando o perfil da comunidade, seu carisma e espiritualidade.
Hoje, Luca faz parte, como assessor, da Comissão Episcopal para Juventude da CNBB Nordeste II. É bacharel em Comunicação Social, especialista em Educação e está concluindo o curso de Psicologia.